terça-feira, 10 de janeiro de 2017

10 discos pra sair da mesmice - Parte 2

Há exatos 2 anos, fiz uma lista com 10 indicações de álbuns para você sair da zona de conforto - você pode conferir a matéria AQUI.

Nesses últimos 730 dias que se passaram, muita coisa boa foi lançada. Discos dos grandes medalhões e discos do mais puro enterrado underground. Fiz uma seleção de mais 10 discos fora do ponto comum, coisas que, provavelmente, você ainda não tenha ouvido.

Vou colocar o bom e velho disclaimer, só pra garantir:

"Não são as melhores bandas, nem as mais inovadoras, são apenas dicas de gosto pessoal do redator. Esperamos que gostem e possam compartilhar com os amigos! Não gostou da minha lista? Não tem problema, crie a sua própria lista e divulgue também! Tenho certeza de que muita gente irá gostar e assim estaremos todos conhecendo mais bandas!"

1) Rats - Por Terra, Céu e Mar

Oh yeah! Já começamos com uma indicação de banda brasileira! Homem ao mar! Os marujos do Rats tocam um Irish Punk Folk Hardcore Bucaneiro, segundo informação na página da própria banda. As letras são em português e muito divertidas! Destaque para o banjo e sanfona, sempre presentes! Mesmo estando gratuito em todos os lugares, fiz questão de comprar minha cópia física.



2) Space Unicorn of Fire - Gallop Through the Stars

Conhece alguma banda da Eslovênia? Pra ser sincero não conheço absolutamente nada desse país. Porém, temos uma bela banda de Power Metal vinda de lá! Se tem "Of Fire" ou "On Fire" só pode ser coisa boa, certo? É uma mistura de tudo o que já ouvimos antes, juntos em um caldeirão: Gloryhammer, Stratovarius, Dragonforce. Nada inovador, genérico, mas muito bom!



3) Khemmis - Hunted

Disco numero 1 da lista de melhores do ano do renomado site Metal Injection, revelação do ano para este que vos escreve. A banda Khemmis já encanta por sua belíssima arte que ilustra a capa e ao colocar a bolacha pra tocar, somos surpreendidos por um Stonerzão sujo regado ao melhor que o Doom pode oferecer. Vocais limpos, melancólicos e ora guturais. Simplesmente perfeito! Cuidado, altamente viciante.



4) A Sense of Gravity - Atrament

Inacreditável como existem tantas bandas maravilhosas escondidas por ai. A capacidade de se reinventarem a cada dia também precisa ser estudada. Fiquei boquiaberto ao ouvir esse trabalho. Intricado, diferente, inesperado. Você não sabe o que vem nos próximos segundos e isso é o que mais engrandece esse álbum. Tem Jazz, tem Death Metal, tem voz bonitinha acompanhada de teclado, tem guitarras Djent, ou seja, animalesco!



5) Monolith - Nexus

Não há muito o que dizer aqui. Épico, moderno, grandioso. Inteligência e ousadia a favor da música pesada. Vou deixar só esse trecho aqui, inserido no meio da música, pra vocês terem uma ideia:

29:20
The Simpsons theme
Jurassic Park theme
Pocahontas - Colors of the wind
Frozen - Let it Go
Lion King - Can you feel the love tonight
Disney theme
The Little Mermaid - Under the sea
Aladdin - A whole new world



6) Them - Sweet Hollow

Gosta de King Diamond? Eu diria que essa é a melhor banda de tributo ao rei. Eles inclusive substituíram a Melissa pela Miranda. É uma cópia descarada travestida de homenagem. Independente disso, é maravilhoso!



7) Painted In Exile - The Ordeal

Caótico, complexo e belo. Uma boa alternativa pra quem curte Between The Buried And Me. É extremo e progressivo, possui milhares de variações ao longo da mesma música. As bandas estão mesclando tanto os estilos que a gente se perde na hora de tentar classifica-las. Pensando bem, pra que né? Apenas ouça:



8) Amendfoil - Empyrean & Ophidian

Preparados para um Mastodon mais modernoso? Stoner/Sludge ultra técnico, transitando com maestria entre partes mais acessíveis e belas, com vocais mais limpos e cantados, contrastando partes mais sujas, velozes e agressivas. E as guitarras... que guitarras meus amigos!




9) Noveria - Forsaken

Temos fãs de Prog Metal aí? Sente o peso dessas guitarras, olha o alcance desse vocalista! Impossível não abrir um sorriso logo de cara! É um mix entre Vision Divine, Labyrinth e Symphony X. Os solos são absurdamente insanos, as composições são encorpadas e atmosféricas. Certamente um dos destaques do estilo no ano passado.



10) RXYZYXR - LMNTS

O desafio já começa antes de ouvir o álbum: como pronunciar essa caceta de nome? Bem, independente disso, o álbum"LMNTS" é incrível, variado, denso como o ar quente. À primeira vista, soam como um Meshuggah, mas o som do RXYZYXR vai muito, mas muito, além disso. Rola umas viagens loucas no meio das músicas, passagens atmosféricas, vocais limpos. Lembra uma mutação genética entre o Tool e o Meshuggah. 



Bonus track:

Não é bem Metal, mas é muito legal esse projeto chamado Anamanaguchi. É um Punk/Rock 8 Bits, baseado nos games dos anos 80. Ultra melódico e cheio de energia, consegue soar como uma perfeita junção entre a modernidade digital e o saudosismo de uma era analógica. Genial!




Nenhum comentário:

Postar um comentário