sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Ferroada Fest: "Descentralizando o planalto"


Ferroada Fest - 16/08/15
Círculo Operário do Cruzeiro / Brasília-DF
Texto e fotos: Pedro Humangous

Como foi legal ver uma galera deixando o Domingão do Faustão de lado e saindo de suas casas para acompanhar um belo evento de Heavy Metal. Marcado para as 17h, lá estava eu, pronto para conferir quatro grandes bandas do cenário brasiliense. A estrutura de áudio e iluminação logo de cara já impressionava, todo equipamento de primeira, além do cuidado com a parte estética que ornamentava o local (banners, backdrop, banca de merch, etc). Em um domingo seco, de sol quente – típico da estação do ano no cerrado – o público foi timidamente chegando. 


Com um pequeno atraso, por volta das 18h30 sobe ao palco a primeira banda, Ape X And The Neanderthal Death Squad. Já tinha ouvido falar deles, mas ainda não conhecia o som. Fiquei extremamente surpreso com sua apresentação e principalmente com as músicas. O som estava muito bem equalizado, dando pra ouvir perfeitamente cada instrumento. A banda ganhou mais um fã após esse belo show! Após uma breve pausa pra rever os amigos e tomar uma gelada, começa a tocar o Horta Project, um power trio instrumental, com um som bem interessante – destaque total para o cover de “Backstreet’s Back” (do Backstreet Boys) cantados pelos vocalistas das bandas presentes, arrancando risadas do público! 


Na sequência tivemos a apresentação dos veteranos do Device, apresentando músicas dos dois primeiros álbuns, além da execução de uma música inédita! Infelizmente a banda foi prejudicada pelo som, mal dava pra ouvir a guitarra e os demais instrumentos embolaram, uma pena. Mesmo assim, o grupo transbordava energia e empolgou o público presente com seu Metal da Morte! 


Pontualmente as 21h, a estrela da noite começava a tocar, era hora do show principal: Optical Faze! Comemorando 15 anos de carreira, o quinteto aproveitou a ocasião para lançar seu primeiro DVD, intitulado “Full Of Life’s Devastation”, que contou com o apoio do FAC - Distrito Federal (Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal). O som estava perfeito, cristalino e bombástico! A banda deu um passeio por toda sua discografia e destruiu tudo com uma apresentação insana! Ainda é difícil acreditar que uma banda desse nível ainda não tenha recebido o devido reconhecimento, nacional e internacional. 


Estamos diante de uma das melhores bandas da atualidade, preocupada em cada detalhe, trazendo sempre produtos de alta qualidade, seja visualmente (arte das capas, site, camisetas), seja nos equipamentos de qualidade (tanto em estúdio quanto ao vivo) ou mesmo nas composições. Que venham mais 15 anos de banda e aguardamos ansiosos pelo Ferroada Fest II! Parabéns a todos os envolvidos, mais um grande evento realizado na capital federal.


Um comentário: