quarta-feira, 7 de maio de 2014

"Sejam bem vindos à Terra do Corvo!" Entrevista com a banda Ravenland!


Por Leandro Fernandes 

Próximo do lançamento do novo álbum da banda, o vocalista Dewindson concedeu uma entrevista falando sobre o futuro da banda, projetos, nova formação e a repercussão do single “Poisoned”, sempre muito simpático e educado, tivemos uma conversa bem descontraída. Confiram:

Hell Divine: Falando um pouco sobre essa nova formação da banda. Como foi encontrar, praticamente aos 47 do segundo tempo, pessoas com tanto talento para que o single “Poisoned” pudesse ter vida.
Dewindson Wolfheart: Bem, realmente estou muito feliz com a nova formação, são pessoas maravilhosas e excelentes músicos ao mesmo tempo! Eu já conhecia o guitarrista finlandês Timo devido à nossas bandas terem tocado juntas em outros festivais pelo Brasil. Eu o conheci em 2008, desde então me tornei fã dele e não sabia que ele também admirava o trabalho da RAVENLAND, foi o primeiro nome em que pensei em convidar quando houve a saída do ex-guitarrista. Já o Victor Angellis (baterista) tocava com um RAMMSTEIN cover e chegamos a dividir o palco também algumas vezes com eles, foi ele quem trouxe o outro guitarrista Renato Reggini. Os dois já eram amigos e tocavam juntos em outra banda de Metal Industrial. O Renato e o Victor trouxeram a  música "Poisoned" de sua ex-banda, ela foi composta por Marcelo Varge que tocava com o Renato e o Victor, eu coloquei a letra e melodia vocal nela, assim como a "Poisoned" eles trouxeram também a "Ravphoenix". Há cinco meses se juntou a nós o Rafael Agostine, ex-ETERNA, além de baixo, ele também toca teclado, guitarra e bateria, além de ser produtor é uma pessoa maravilhosa e músico incrível.


Hell Divine: Dewindson, como está sendo a repercussão do novo single?
Dewindson Wolfheart: Bem, ele foi lançado com intuito de adiantar o que está por vir no novo disco e mostrar no que a banda está trabalhando. A repercussão tem sido boa sim, todos que  tem ouvido tem elogiado e dito que foi o melhor trabalho já lançado pela banda. O single "Poisoned" estreou nas rádios da Europa na mesma semana em que foi lançado no Brasil, estava programado para ser lançado no programa HEAVY NATION da Rádio UOL e na ANGST RADIO (que executou a música e realizou uma entrevista comigo) ambas digitais, e em Portugal no programa SOS HEAVY METAL da Antena 1 108 FM de Portugal qual rolou até uma entrevista ao vivo comigo no mesmo dia ao MJ Imperatore e aos poucos tem estreado em outras rádios FM do planeta como na rádio FM STAHL RADIO e RAUTE MUSIK RADIO FM de Berlim, além do programa JACK FM 93.1 de Los Angeles. A repercussão tem sido muito boa sim.   

Hell Divine: A ausência de vocais femininos tem sido aceita por parte da crítica?
Dewindson Wolfheart: Sim, aliás há muito tempo eu já ouvia de alguns amigos próximos de que a banda deveria ter seguido como no início, quando só havia vocal masculino. Não que a fase com vocais femininos tenha sido ruim, de forma alguma, mas a cara da RAVENLAND é de bandas que não possui vocais femininos em suas formações como o MOONSPELL, PARADISE LOST, RAMMSTEIN, entre outras. A crítica tem aceitado bem, o Ricardo Batalha da revista ROADIE CREW elogiou e foi um dos amigos quem sempre me disse isso, além de muitos outros críticos. Tentei explorar um pouco mais de minha voz nessa música, se você ouvir bem vai observar que cantei em três ou quatro formas diferentes na mesma música e coloquei mais interpretação do que eu já havia usado em outros lançamentos anteriores.

Hell Divine: Como ficarão as músicas antigas com vocais femininos ao vivo, serão descartadas ou terão um novo formato usando somente o seu vocal?
Dewindson Wolfheart: Não serão descartadas, para isso teremos uma vocalista somente nos shows ao vivo para cantá-las comigo, ela não será uma integrante fixa, criamos uma personagem para ela, pois como não planejamos ter uma pessoa fixa para a função poderemos chamá-la sempre de Ravena não importa quem esteja lá, vai sempre ser uma vocalista de grande talento fazendo os backings femininos.

Hell Divine: Nos fale um pouco mais sobre essa nova e misteriosa personagem, a Ravena!
Dewindson Wolfheart: Ela usará uma máscara de corvo como as renascentistas que eram usadas no Teatro antigamente e terá um palco elevado só para ela ao lado da bateria, assim como o KAMELOT e o MOONSPELL utilizam as vezes para suas backings.


Hell Divine: Sobre o disco “And a Crow Brings me Back”, que por sinal é excelente, existem planos para regravá-lo em um novo formato, utilizando apenas sua voz?
Dewindson Wolfheart: Regravá-lo não, mas ainda sonho em vê-lo relançado em formato Vinil já que se esgotou e hoje não se encontra mais em nenhuma loja do Brasil e exterior.


Hell Divine: Como estão os preparativos para o novo disco?
Dewindson Wolfheart: Temos ao todo 17 músicas novas compostas por Renato e Rafael, estão pré-produzidas, já em gravação. Delas pretendemos colocar doze ou treze no novo disco e usar mais duas como bônus para o Japão. Lá foi o primeiro país a lançar uma coletânea em CD com nossa música incluída como uma das mais pedidas pelos ouvintes do programa TRANSAROCK MIX RADIO, então eles merecem. O restante deixaremos para um novo disco ou para um novo EP no futuro. Estamos gravando no estúdio 24HORAS que é de propriedade do nosso baixista/tecladista  Rafael Agostino e finalizaremos o disco na Finlândia com o "Master of the Universe" Mika Jussila (NIGHTWISH, CHARON, SENTENCED, POISONBLACK, FOR MY PAIN, CHILDREN OF BODOM, AMORPHIS).

Hell Divine: Baseado no recente lançamento do single "Poisoned" que antecede o novo e terceiro disco,  podemos traçar o perfil de como será o novo álbum da RAVENLAND?
Dewindson Wolfheart: Bem, "Poisoned" mostrou um pouco do nosso novo lado mais industrial ao mesmo tempo em que manteve o lado Dark da banda, mas tem músicas que estão seguindo uma linha Industrial Doom Rock Metal, eu diria que tem elementos que foram mantidos e que  mostram a nossa identidade, ao mesmo tempo seguem a linha de nossas principais influências PARADISE LOST, TYPE O NEGATIVE, RAMMSTEIN, MOONSPELL. Podem esperar um disco bem diversificado dentro do nosso estilo.


Hell Divine: No "And A Crow Brings Me Back" a RAVENLAND contou com a participação especial do guitarrista Norueguês Tommy Lindal (ex-THEATRE OF TRAGEDY) e teve como baterista o Ricardo Confessori (ANGRA/SHAMAN /ex-KORZUS), para esse novo disco, já pode revelar se haverá alguma participação especial?
Dewindson Wolfheart: Sim temos vários, posso revelar alguns deles mas não todos, são eles;  Yussi Saharon (ex-ORPHANED LAND) que vai tocar o instrumento Busuki, teremos também uma das melhores guitarristas femininas do mundo, a Jacqui Tayllor da Inglaterra, o vocalista Vorph (SAMAEL) da Suíça, além de um grande amigo que venero como guitarrista Brasileiro Fábio Jasko (ex-SARCÓFAGO), além de duas vocalistas internacionais que, mesmo elas tendo confirmado, não posso revelar até elas gravarem.


Hell Divine: Sabemos que a banda já é acostumada a dividir o palco com grandes nomes do Metal Europeu. O nome da RAVENLAND foi citado em duas tours conjuntas com o TO/DIE/FOR, outra com o ATROCITY/LEAVES EYES, o que aconteceu que a tour não se realizou?
Dewindson Wolfheart: Na época do show da RAVENLAND com o TO/DIE/FOR foi cancelado por conta de dois produtores sul americanos, um da Venezuela e outro da Argentina, que cancelaram as duas datas e ferrou toda a turnê que o TO/DIE/FOR faria na América Latina. Já a tour com ATROCITY e LEAVES EYES no Rio, São Paulo e Belo Horizonte foram canceladas pelos gringos.

Hell Divine: Agora a pergunta que todos querem saber, quando a RAVENLAND voltará aos palcos? Quando estreará sua nova formação ao vivo? 
Dewindson Wolfheart: Assim como vocês, estou morrendo de ansiedade (risos)! Estamos em negociação com uma nova produtora para agenciar nossos shows aqui no Brasil, visto que nosso ex-manager, Bruno Massoli R.I.P. (MS Produções), faleceu ano passado e desde então ficamos sem um agenciador fixo. Mas acredito que a nova produtora vai nos acolher, estamos namorando ainda com ela e em breve teremos muitas datas para anunciar aqui, inclusive com bandas internacionais de renome. Posso adiantar que agora em Maio teremos um show bombástico com uma banda gringa!

Hell Divine: Planos para uma turnê internacional, existe essa possibilidade?
Dewindson Wolfheart: Planos sempre temos, desde 2010 na tour do CD "And A Crow Brings Me Back" conhecemos e estabelecemos ótimos contatos lá na Europa, mas desta vez estamos indo um passo de cada vez. O primeiro passo foi dado com o single "Poisoned", os dois próximos passos serão o videoclipe dela e o novo disco, ainda sem título, previsto para maio/junho. Depois disso pensaremos novamente em uma tour internacional.


Hell Divine: Sobre o futuro da banda, o que você espera colher dessa nova fase.
Dewindson Wolfheart: Espero simplesmente que possamos ficar juntos fazendo música por muitos e muitos anos como grandes amigos e felizes por ainda tocarmos juntos, em cada show que fizermos olhar um para a cara do outro em cima do palco e sentir aquela energia foda que só se sente quando está lá por amor à música e falar "ESTÁ DUCARALHO BRO!!!!". E isso já vai dizer tudo, que tudo está valendo a pena, que tudo está dando certo e vai continuar a valer.

Hell Divine: Agora um espaço para suas considerações finais e um recado para os fãs.
Dewindson Wolfheart: Primeiramente muito obrigado pelo espaço! Aos fãs e leitores do site, visitem nosso site oficial www.ravenland.info e fiquem por dentro de todas as nossas novidades ou acompanhem nossa página no Facebook www.facebook.com/ravenland.officialpage e sejam bem vindos à Terra do Corvo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário