terça-feira, 26 de março de 2013

A empresa paulistana MusicDelivery põe fim ao monopólio do ECAD

Uma alternativa para execução pública de músicas em lojas e ambientes comerciais:

A música ambiente está praticamente em todas as lojas, shoppings, hotéis, bares, restaurantes, até mesmo padarias que você entrar... porém, você já se perguntou como funciona todo o sistema por trás das canções que saem das caixas de som?


É bem mais complicado do que parece... Não basta apenas sintonizar uma rádio, colocar um cd ou pen-drivee deixar tocar... Os artistas, compositores e até mesmo os músicos devem ser remunerados pelos direitos das músicas que tocam nesses ambientes. O órgão responsável pela cobrança e distribuição é o ECAD, que no dia 20 de março foi condenado por formação de cartel e abuso de posição dominante. O órgão, que há tempos vinha sendo investigado pelo ministério público, adota critérios no minimo questionáveis, para o cálculo de valores que os estabelecimentos tem que pagar – e o que é ainda pior, utiliza um sistema de amostragem que repassa os valores arrecadados apenas para os titulares das 650 músicas que mais tocam nas rádios.  Ou seja, uma quantidade mínima de autores, artistas, gravadoras e editoras é que recebe o montante de tudo que é arrecadado. Apenas quem está no "top" das rádios.


Diante dessa injusta situação, milhares de compositores e artistas ficam sem receber um centavo, ainda que suas músicas sejam tocadas em ambientes comerciais. Alguns se rebelaram: É caso do músico e compositor Corciolli, que há 20 anos fundou sua própria gravadora e editora musical, a Azul Music.  Cansado de ouvir suas próprias músicas e dos artistas de seu cast, serem executadas em várias lojas e não receber do ECAD nada por isso, Corciolli criou o MusicDelivery, um inovador serviço de sonorização para ambientes SEM pagamento das taxas do ECAD. Totalmente de acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.610/98, o serviço oferecido pelo músico licencia seu conteúdo musical aos estabelecimentos a preços 40% inferiores aos praticados pelo ECAD.


Isso só foi possível graças a um repertório que a própria Azul Music já era detentora. “Entretanto tivemos que obter a aprovação de cada um dos artistas, compositores e músicos participantes das faixas que disponibilizamos”, explica Corciolli. Segundo ele, o primeiro passo foi o aprofundamento das questões jurídicas. “Sabíamos desde o inicio que ninguém tinha mexido com isso e teríamos todo o tipo de dificuldades, impostas pela imparidade da situação. Mas embasados juridicamente e com perseverança, chegaríamos ao objetivo”. Depois de quase três anos fundamentando os aspectos legais e operacionais do processo, o serviço finalmente iniciou suas atividades em meados de 2012.  Apesar da longa espera na analise da documentação, o momento não poderia ser mais oportuno: Os primeiros clientes do  usicDelivery já começaram  a usufruir dos benefícios do serviço e da qualidade do conteúdo. “Sendo uma gravadora independente, nossas produções sempre tiveram que ser caprichadas, até mesmo para sobrevivermos lado a lado com as gravadoras multinacionais”.


Mas nem só do conteúdo da Azul Music, que o Music Delivery vem se abastecendo: “Já temos vários artistas, outras editoras, selos brasileiros e estrangeiros em nosso repertório, com material de altíssimo nível. Nossos clientes estão tendo a oportunidade de apoiar a música independente de qualidade, reduzindo custos e gerando dividendos para os titulares das músicas que de fato veiculam e não para autores que são beneficiados por um sistema cinzento de amostragem.” completa o músico e criador do MusicDelivery. Um dos primeiros clientes a contratar o serviço, a "Ale Tedesco Bakery Shop" - um charmoso e aconchegante café/doceria na zona sul de São Paulo - está muito satisfeito com a experiência: “Nossos clientes vem nos perguntar onde podem encontrar os CDs das músicas que tocam na loja, os funcionários estão mais harmonizados, houve uma diferença”, afirma o proprietário Rodrigo Borg. “A seleção musical que o MusicDelivery elaborou, além de estar adequada ao nosso perfil, está encantando a todos”, finaliza. E o ECAD e as sociedades autorais que o compõe? Além da multa de 38 milhões que terão que pagar por conta da recente ação judicial , certamente perderão inúmeros clientes para o MusicDelivery. Para conhecer melhor o serviço oferecido pelo MusicDelivery acesse www.musicdelivery.com.br

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