A música ambiente está praticamente em todas as
lojas, shoppings, hotéis, bares, restaurantes, até mesmo padarias que você
entrar... porém, você já se perguntou como funciona todo o sistema por
trás das canções que saem das caixas de som?
É bem mais complicado do que parece... Não basta
apenas sintonizar uma rádio, colocar um cd ou pen-drivee deixar
tocar... Os artistas, compositores e até mesmo os músicos devem ser
remunerados pelos direitos das músicas que tocam nesses ambientes. O órgão
responsável pela cobrança e distribuição é o ECAD, que no dia 20 de março
foi condenado por formação de cartel e abuso de posição dominante. O órgão, que há tempos vinha sendo investigado pelo
ministério público, adota critérios no minimo questionáveis, para o
cálculo de valores que os estabelecimentos tem que pagar – e o que é ainda
pior, utiliza um sistema de amostragem que repassa os valores arrecadados
apenas para os titulares das 650 músicas que mais tocam nas rádios. Ou
seja, uma quantidade mínima de autores, artistas, gravadoras e editoras é
que recebe o montante de tudo que é arrecadado. Apenas quem está no
"top" das rádios.
Diante dessa injusta situação, milhares de compositores e
artistas ficam sem receber um centavo, ainda que suas músicas sejam
tocadas em ambientes comerciais. Alguns se rebelaram: É caso do músico e
compositor Corciolli, que há 20 anos fundou sua própria gravadora e editora
musical, a Azul Music. Cansado de ouvir suas
próprias músicas e dos artistas de seu cast, serem executadas em várias
lojas e não receber do ECAD nada por isso, Corciolli criou o MusicDelivery, um
inovador serviço de sonorização para ambientes SEM pagamento das taxas do ECAD. Totalmente
de acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.610/98, o serviço oferecido
pelo músico licencia seu conteúdo musical aos estabelecimentos a preços
40% inferiores aos praticados pelo ECAD.
Isso só foi possível graças a um repertório que a própria Azul Music já
era detentora. “Entretanto tivemos que obter a aprovação de cada um dos
artistas, compositores e músicos participantes das faixas que
disponibilizamos”, explica Corciolli. Segundo ele, o primeiro passo foi o
aprofundamento das questões jurídicas. “Sabíamos desde o inicio que ninguém
tinha mexido com isso e teríamos todo o tipo de dificuldades, impostas pela
imparidade da situação. Mas embasados juridicamente e
com perseverança, chegaríamos ao objetivo”. Depois de quase
três anos fundamentando os aspectos legais e operacionais do processo, o
serviço finalmente iniciou suas atividades em meados de 2012.
Apesar da longa espera na analise da documentação, o momento não
poderia ser mais oportuno: Os primeiros clientes do usicDelivery já
começaram a usufruir dos benefícios do serviço e da qualidade
do conteúdo. “Sendo uma gravadora independente, nossas produções sempre tiveram
que ser caprichadas, até mesmo para sobrevivermos lado a lado com as gravadoras
multinacionais”.
Mas nem só do conteúdo da Azul Music, que o Music
Delivery vem se abastecendo: “Já temos vários artistas, outras editoras, selos
brasileiros e estrangeiros em nosso repertório, com material de altíssimo
nível. Nossos clientes estão tendo a oportunidade de apoiar a música
independente de qualidade, reduzindo custos e gerando dividendos para os
titulares das músicas que de fato veiculam e não para autores
que são beneficiados por um sistema cinzento de amostragem.” completa o
músico e criador do MusicDelivery. Um dos primeiros clientes a contratar
o serviço, a "Ale Tedesco Bakery Shop" - um charmoso e
aconchegante café/doceria na zona sul de São Paulo - está muito satisfeito
com a experiência: “Nossos clientes vem nos perguntar onde podem encontrar os
CDs das músicas que tocam na loja, os funcionários estão mais harmonizados,
houve uma diferença”, afirma o proprietário Rodrigo Borg. “A seleção musical
que o MusicDelivery elaborou, além de estar adequada ao nosso perfil, está
encantando a todos”, finaliza. E o ECAD e as sociedades autorais que o compõe? Além
da multa de 38 milhões que terão que pagar por conta da recente
ação judicial , certamente perderão inúmeros clientes para o
MusicDelivery. Para conhecer melhor o serviço oferecido pelo
MusicDelivery acesse www.musicdelivery.com.br
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