sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Entrevista: Handsaw



O baterista da banda Handsaw, Vitor Ferreira Arante, considerado uma das grandes revelações do Death Metal no Brasil, conta em entrevista, sobre a influência de bandas como Cannibal Corpse, Carcass, Suffocation na sua vida e sobre os planos futuros do Handsaw.

Como e quando a música entrou na sua vida?
Vitor: Sempre tive interesse desde que me lembre, apesar de não possuir nenhum parente músico, ou com alguma ligação forte com a música, eu sempre tive um interesse forte. Praticamente sempre ouvi todos os estilos musicais.

Por que a escolha de tocar bateria?
Vitor: Bateria é um instrumento mais intenso, que eu sempre via quem tocava dando o sangue, sempre achei isso sensacional, por isso que curto tocar bateria, por que é um instrumento que você tem que dar o sangue o tempo todo pra ter o melhor resultado.

Por que o interesse no Death Metal?
Vitor: Sempre que você começa a ouvir algum tipo de música mais pesada, a tendência é você sempre procurar por algo mais pesado ainda, e o Death Metal pra mim, é o ápice da música pesada, é onde os músicos conseguem atingir níveis de afinações, de velocidades, de timbres, que em nenhum outro estilo eles seriam capazes.

Quais foram as suas maiores influências, que inspiraram você?
Vitor: A maior com certeza é o Cannibal Corpse, que acredito que seja a banda de death metal que é conhecida até por quem não conhece death metal.
E outras bandas como Carcass, Suffocation, Opeth, Bloodbath, Six Feet Under e também curto muito estilos fora do metal, como Reggae, música regional nordestina e samba de raiz.

Como surgiu a idéia de montar o Handsaw?
Vitor: A Handsaw é como se fosse o ressurgimento de um projeto antigo que eu tinha com o Gabriel (guitarra), nós éramos mais novos e tínhamos uma banda chamada Autopsia, que o Leandro (guitarra) chegou a tocar um tempo também, a banda acabou e muito tempo depois ele resolveu voltar com o projeto e o Edson entrou pra essa parada junto com a gente, e nisso foram entrando os outros dois integrantes, o Paulo e o Leandro.

Como funciona o processo de composição da banda?
Vitor: O Gabriel começa tendo as idéias dos riffs, mostra pro pessoal da banda e nós começamos a construir, é meio relativo, as vezes fazemos em estúdio, as vezes eu vou na casa dele e fazemos isolados para poder elaborar algum lance mais quebrado que exige pensar mais na divisão dos tempos, mas praticamente as músicas começam sempre com a junção de riffs de guitarra que vão evoluindo.


Quais são as principais influências da banda?
Vitor: Death Metal em geral como, Asesino, Cannibal Corpse, Suffocation, Dying Fetus, Decapitated, Morbid Angel, algumas bandas experimentais vários integrantes curtem também, como Radiohead e Perfect Circle e uns Hardcores das antigas como Ratos de Porão.

Quais são os planos futuros? Previsão para lançamento de algum trabalho?
Vitor: O plano mais próximo é o lançamento do nosso EP, porém já temos várias idéias engavetadas de projetos não apenas envolvendo a música, mas também envolvendo experiencias sensoriais, visuais, sociais, etc... nós acreditamos que ter uma banda é muito mais do que apenas fazer músicas, temos vontade de transceder tudo que é possivel dentro do meio em que estamos.

Handsaw Facebook

Handsaw Reverbnation

Nenhum comentário:

Postar um comentário