quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Review: Steve Harris - British Lion



Desde que Steve Harris, o mestre por trás do IRON MAIDEN, anunciou que iria lançar um disco solo, a imensa maioria dos fãs da música pesada foi pega de surpresa, pois muitos já imaginaram que haveria algum problema interno em sua banda principal. Mas, após desmentidos esses rumores, outra pergunta ficou impregnada na cabeça dos fãs: qual seria o caminho musical seguido neste disco solo, que não poderia figurar em um disco do MAIDEN, que extravasa o talento de Steve há décadas?

Pois bem, agora com o lançamento de “British Lion” temos a resposta para essa indagação, e, como era de se supor, o material é bem diferente de tudo que a Donzela já lançou ao longo de toda sua carreira. O disco trilha por caminhos mais experimentais e com grande influência de hard rock setentista e de música progressiva e ambiental, e embora não deixe totalmente de lado o peso, sem dúvida é o trabalho mais “leve” de Steve até hoje.

E tudo isso, principalmente, graças à performance do vocalista Richard Taylor, que tem uma voz bem suave e marcante, e até certo ponto mais “comercial”. O trabalho de guitarras também é muito interessante e diversificado, assim como as linhas de baixo de Mr. Harris, que usa de uma sonoridade diferente da utilizada no MAIDEN, com o baixo soando mais grave, mas não menos presente. Além disso, as faixas são todas muito bem estruturadas, com belos arranjos e harmonias. Ou seja, com o padrão Steve Harris de qualidade.

Dentre os destaques do disco, cito “This is My God”, repleta de groove, e com um peso bem interessante, que contrasta com os vocais calmos e limpos de Richard de forma orgânica; “Karma Killer”, com um clima mais hard rock, contando com ótimos riffs; “The Chosen Ones”, que mescla influências de hard rock dos anos 70 e 80, com outras mais modernas, e é uma das melhores do disco; “Judas”, com toques de metal clássico, mas sem tanto peso; e “These Are the Hands”, com altas doses de melodia, e um clima mais experimental.

Portanto, trata-se de um material bem diversificado e até certo ponto inesperado, embora os fãs já tinham ideia de que o disco viria bem diferente da linha do IRON MAIDEN, apenas não sabiam o quanto. E sem dúvida muitos não irão curtir o material, tendo essa diversidade mencionada, mas, no geral, “British Lion” é um trabalho bem legal e, caso você esteja preparado para algo diferente, sem qualquer comparação com o MAIDEN, com certeza terá momentos de muita diversão durante sua audição. Nota 8,0 

Por Junior Frascá

PS: O lançamento oficial do disco está previsto para dia 24 de setembro, mas o mesmo já se encontra para audição completa em http://www.ironmaiden.com/steve-harris-british-lion---hear-the-album-thursday-20th.htmlficando disponível até o dia 23 de setembro. Confira!

2 comentários:

  1. Otima resenha..
    podia ter rolado um faixa a faixa pra ficar mais completo.
    A melhor pra mim por enquanto é a Us against the world.

    ResponderExcluir
  2. Estou ouvindo agora, acabou a quarta música... Adorando o disco, me surpreendeu! Parabéns pela resenha, Frascá!

    ResponderExcluir