quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dark Funeral: Passagem polêmica pelo Brasil

Live Shit: Dark Funeral - Churrascaria Floresta - Brasília - 14/12/11

Quarta feira, 14 de dezembro. Dia chuvoso na capital do Brasil. Na mesma cidade, aconteceria o show da banda sueca de Black Metal, Dark Funeral. Primeiramente, a produção do Aliança Underground está de parabéns pela atitude e coragem de trazer uma banda desse porte para Brasília. Confesso que não esperava um grande público, afinal, era um dia de semana e a cena local não costuma lotar os shows do underground, menos ainda de bandas desse estilo. Mesmo assim, saí cansado de mais um dia árduo de trabalho e fui em direção ao local do show. O evento estava marcado para começar às 20 horas, mas como sabemos, nenhum show começa na hora determinada nos flyers. Como saio do trabalho por volta das 19 horas, fui direto para o show, a fim de encontrar uma boa vaga para o carro e conversar com os produtores, amigos, etc. Chegando lá, já encontro os bons e velhos bangers bebendo do lado de fora e aguardando a abertura dos portões. Após o cadastramento de imprensa, entrei no salão onde aconteceriam as grandes apresentações.


As bandas de abertura eram: Ain Sof Aur, Vultos Vocíferos e Omfalos. Logo de cara, encontrei com o Ítalo Guardieiro (vocalista da banda Device), Caio Duarte (vocalista da banda Dynahead), Zé Misanthrope (vocalista do Omfalos) e mais tarde apareceu o Daniel Moscardini (baterista da banda Coral de Espíritos). Ficamos trocando umas idéias enquanto a galera passava o som. O tempo passa e nada dos portões abrirem para o público e nada dos shows começarem. Enquanto isso, os roadies do Dark Funeral aproveitavam para fazerem uso de substâncias ilícitas. Depois de mais ou menos uma hora de atraso, as pessoas começam a entrar e a banda Omfalos sobe ao palco, tentando montar seu equipamento e regular o som. Foi nesse momento que a noite – que tinha tudo pra ser sensacional – se tornou em um verdadeiro caos. Após um pequeno desentendimento entre um roadie (o obeso da foto acima) dos suecos e o guitarrista do Omfalos, os ânimos se exaltaram e quase saiu uma briga, daquelas de soco na cara mesmo. Como eu estava do lado oposto do palco, fiquei olhando atentamente de longe vendo aquela palhaçada aparentemente por nada. Quando o mesmo guitarrista pluga sua guitarra no amplificador destinado ao Dark Funeral, a coisa ficou feia. Mais uma vez os roadies praticamente se descabelaram e mandaram desligar. A banda, por sua vez, resolveu não tocar. Houve um pequeno tumulto nos bastidores entre a produção e os roadies. Foi notório que os gringos estavam afim de confusão na noite, tudo era motivo pra falar mais alto e com ar de superioridade. A banda já ficou famosa poucos dias antes quando se recusou a se apresentar no Rio de Janeiro pelo simples motivo do hotel não ser cinco estrelas. Estava pressentindo algo parecido por aqui. As outras duas bandas de abertura que restavam se recusaram a tocar também diante tanta confusão e prepotência da equipe do Dark Funeral. Todos os músicos, revoltados, se retiraram do local e não ficaram para ver a banda principal. 


Após uma nova longa espera, sobe ao palco o quinteto já caracterizado com seu corpse paint. Para minha surpresa, o público estava muito bom e todos muito animados. O show da banda é inegavelmente incrível, com qualidade de som e performance. Durante o show, alguém da platéia atirou uma garrafa no rosto de um dos guitarristas, que imediatamente largou seu instrumento no chão e desceu furioso no meio da galera em busca do indivíduo. A banda toda para e fica esperando a situação lamentável se resolver. 


No final da apresentação, a segurança não deu conta e algumas pessoas subiram no palco, provocando mais uma confusão com os roadies. Mais uma briga começava. A banda saiu rapidamente e ficou aquela bagunça generalizada. A noite tinha tudo para ser marcante. E foi. Pena que da maneira errada. Difícil dizer de quem é a culpa e nem quero apontar o dedo a nenhuma das partes. O fato é que o Dark Funeral chegou cheio de pompa, se achando estrelas do metal mundial. Praticamente um Madureira querendo ser Real Madrid. Para que o metal se mantenha forte e unido, é preciso primeiramente respeito. E esse não compareceu no dia.

Texto e fotos: Pedro Humangous.


Set List:


34 comentários:

  1. Esse ano de 2011 foi um dos anos em que mais tivemos a presença de bandas top do heavy metal fazendo shows pelo Brasil. De todas as que vieram, Dark Funeral é a UNICA que eu me recordo de ter tido tantos problemas de uma vez só. Pode ter sido um puta azar dos caras, mas será?

    ResponderExcluir
  2. Vocês não sabem de metade do que q rolou por lá... Nego xingando os brasileiros, fazendo piada com a cara de nego das outras bandas, sacaneando neguinho de propósito só pra ver se reagiam, trocando amplificadores e colocando amplis de criança pra nego tocar... Sendo que inicialmente o acordo era para que todos utilizassem a mesma aparelhagem... Pra uma banda q quando veio a Brasília a primeira vez veio de van, sem equipe nenhuma, estar agora fazendo essas merdas e se achar e o pior, a imprensa local ainda por a culpa nas bandas locais é realmente o fim do mundo. 2012 chegou.

    ResponderExcluir
  3. Falta de um mediador... na verdade nem é falta de mediador, e sim de consciência mutua.
    Já é tão complicado lotar eventos dessa magnitude, a galera metal anda tão desacreditada, que quando ocorre isso, só deixa as coisas ainda mais difíceis.
    Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. -Primeiramente pedimos desculpas pelos problemas ocorridos durante o show.
    - Agora, para quem não ouviu durante o show as explicações pelo qual somente o Dark Funeral tocou vai a explanação.
    -A equipe de som contratada atrasou mais de 6 horas o término do palco e som.
    -Desde o principio foi avisado que o Dark Funeral não tocaria com os equipamentos que as bandas de abertura usassem. Oque nos levou a contratar equipamento para as duas bandas para não haver o problema que houve.
    -Contudo a equipe de som queimou os amplificadores e deu defeitos em outros equipamentos, a tanto que sobrou apenas um jogo funcionando para o show.
    -Nestas circunstancias mediante a clausulas de contrato, não sobrou nenhuma outra alternativa a não ser as bandas tocarem após o Dark Funeral assim como acabou acontecendo em outros estados aqui no Brasil.
    -No entanto não foi aceito pelas bandas.
    -Nós não tiramos a razão de nenhuma das bandas de estarem chateados com oque ocorreu, nós estamos tanto quanto, tínhamos programado um show perfeito, que teve seu inicio destruído pelos problemas com o som. Tivemos muito prejuízo com isso, que só não ficou maior por que conseguimos por o Dark Funeral no palco. Brasília nunca tem nada porque é arriscado trazer atrações assim... Ninguém quer se arriscar... Nós tentamos e pagamos o preço, tentamos pensando na cena estagnada, nas pessoas que tinham a esperança de ver a banda ao vivo, simplesmente fomos golpeados por problemas técnicos gravíssimos, onde está nossa culpa???
    -Apesar do dia lamentável, quem esperou para ver o Dark Funeral, teve uma apresentação ótima da banda!!!
    -Pedimos desculpas para todos os lesados, e lembramos que fomos lesados também não só financeiramente mas assumimos o risco para fazer acontecer! Isso se chama coragem! Nós estamos fazendo sim algo para mudar a situação da cena de Brasília... Para quem acha fácil tente realizar um show de uma banda deste calibre... De cultura diferente, de hábitos diferentes, no ultimo show da turnê e com um histórico de problemas!!! Precisamos de mais e mais produtores aqui ( oque não é o caso pois só conheço o grande Felipe CDC e o Cabeça do Bruto que fazem acontecer shows por aqui).
    -E agradeço a todos que tiveram a capacidade de compreender oque houve e reconhecer nosso esforço e coragem!

    ResponderExcluir
  5. Não perco o meu tempo. Tocaram no Zombie Festival em SC, vi 2 músicas e fui embora. Chato. Nada q qualquer banda nacional, do estilo tb não faça e com muita mais vontade!

    ResponderExcluir
  6. cara, o dark funeral toca demais no brasil. parece que só tem eles na cena black metal mundial.

    em vez de trazerem eles para turne nacional tragam bandas em que a discografia nao se resuma a 1,2, maximo 3 discos ( eu realmente gosto do primeiro do dark funeral- secrets of black arts e o vosbicum é nota 7,5- o resto é agua de salsicha)

    Tragam Sabbat, Abigail, Rotting Christ, Absu, Impaled Nazarene, Primordial, entre outras dezenas de bandas melhores que o dark funeral.

    é só fazer a conta de quantas vezes o DF tocou no brasil nos ultimos 10 anos e verão o que eu digo.

    abraço a todos e parabens pela coragem de organizar algo aqui no brasil.

    JZR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veyn assim o Dark Funeral todos os Albuns sao de se foder agr se vc naum gostou naum venha dizer q é salsisha naum cara,,,se vc naum gosta da banda naum critique fique para vc msm de boa man ...

      Excluir
  7. Olha só, vai mentir pra outro! eu estava lá desde as 18:00 e vi tudo o que rolou, vc não teve capacidade de argumentar com ninguem da trupe dos caras quando o bixo começou a pegar, e meu, so num foi pior porque eu e meu guitarrista fomos falar com aquele seu amigo gordo rodie maconheiro, se não nem dark funeral rolaria, e vc sabe muito bem disso, agradecimentos MIM e ao meu guitarrista por isso, ok!
    Primeiro de tudo, não tinham dois riders de guitarra nem de de baixo lá NUNCA , e olha que eu estava desde inicio lá! não pode mentir pra mim!
    Vc perdeu o controle e fui eu que tive que interagir com aquele escroto do erik, saca!? vc lembra disso??agradecimento numero 2 pra MIM!
    Nós iamos tocar sim,VC SABE BEM DISSO ta Ingrid, iamos subir no palco, sem maquiagem, reduzindo nosso set list, emprestando as duas estantes que eu levei pro meu uso e que vc simplesmente pegou e levou pros caras! tudo isso pra te ajudar, e vc sabe muito bem disso?agredecimentos pra MIM numero 3!
    Iamos tocar sem amplificador????!!! vc tem ideia do que seja??? é como tomar sopa com um garfo!!! mas iamos mesmo assim, pra que?? vc sabe pra que o show rolasse e a cena blablabla! ae seu amigo gringo maconheiro começou a fazer chacota da situação e falou bem assim "hahaha, se fuderam, isso e culpa deste seu POVO DE MERDA!" ae eu fiquei na minha, mas ele continuou, fez chacota ate me irritar, sambando na minha cova, isso tudo so por diversão dele! ae eu falei "vc vai brigar comigo??? eu te mato!" eu com minha guitarra de madeira maciça arrembetaria a cabeça em mil pedadesse porco gordo sebento! so não rolou isso porque me seguraram! ae não havia mais jeito de continuar essa palhaçada. Resolvi anunciar que não iamos tocar e avisei que era pra todo mundo continuar a esperar porque as outras bandas iriam, e fui embora! pra que? pra te ajudar a continuar esse seu trampo lá, te pergunto onde vc estava quando esses imundos tiravam chacota da gente???
    Olha meu, vc não sabe, mas poderiamos ter fudido com tudo e o dark funeral nunca iria esquecer desta noite, lembra que vc ate queria tirar uma das bandas de abertura? que isso!! a gente que foi nas tuas reuniões e fizemos tudo que vc mandou, vc ia tirar uma das bandas???que feio! eu ouvi isso da sua boca!
    O problema e o seguinte, vc perdeu o controle e nos ficamos com pena de vc, tentamos te ajudar e vc o diz ae no seu email??ah para!

    ResponderExcluir
  8. TOMA NO CUUUUUUU BANDO DE LIXO OTARIO DA PORRRRAA
    PROXIMA VEZ QUE CAI AQUI VAI TOMA E BALA

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez, a produção do evento paga o pato por conta do Estrelismo desses putos. Igual aqui no Rio de Janeiro.
    VAI TOMAR NO CU, DARK FUNERAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses bando de merda so entra no blog pra falar besteira vai to mar no cu vc e deixe a banda de lado pq se for ve esses membros sao mais homens que vc viadinho pao com ovo

      Excluir
  10. Há pouco, o DF tocou em Recife e rolou merda tb. Algum idiota da banda jogou uma cerveja em alguém na saída dos caras, após o show. Há quem diga que alguém "jogou primeiro", mas enfim, não justifica, pois o mínimo que se espera é que sejam o suficiente profissionais. Lendo este caso agora, nota-se que se trata de uns cretinos que se julgam fodões, enquanto as bandas locais é que se fodem (como sempre). Hora de repensar e buscar alternativas de promover shows de gente do país mesmo.. TÁ CHEIO DE BANDAS BOAS, SERÁ QUE NINGUÉM PERCEBEU AINDA?!

    ResponderExcluir
  11. Só uma pequena correção.
    Não foi garrafa, foi uma lata de cerveja amassada!

    ResponderExcluir
  12. O problema é que o gringos - ou pelo menos a minoria - quando vem pro Brasil mantém um ar de superioridade. Em vez de mostrar a que veio. Como já foi mencionado, grandes bandas já vieram se apresentar aqui. E essa é a primeira apresentação com "grandes" problemas.

    ResponderExcluir
  13. Nego Tem que ser mais profissional com as bandas gringas!! os produtores tem que valer o direito de contrato e ter no minimo um policial de preferencia federal de plantao para qualquer coisa prender a banda e deportar na hora ,numca vi uma banda dar tanto trabalho no Brasil acho que quem contratou nao teve pulso e contrato acertado para esculachar esses pregos !!

    ResponderExcluir
  14. Faltou respeito da parte desses gringos! Prefiro o cenário nacional! Que não voltem mais aqui, seus capitalistas desgraçados que ambicionam hotel cinco estrelas!

    ResponderExcluir
  15. Emílio BAAL - Catalão/Go16 de dezembro de 2011 às 11:48

    Para mim que viajei mais de 300 Km para ver esse show em Brasília fiquei extremamente chateado com a situação, primeiro porque não fui ver somente Dark Funeral, queria ver as bandas de abertura, principalmente o Vultos Vociferos que conheço o som de longa data e nunca tiver a oportunidade de assistir ao vivo. E para mim foi falta de respeito desses imundos gringos para com a cena metal brasileira, principalmente aquele roadie rapper obeso deles lá que falou muita merda, mas muita mesmo!!!

    ResponderExcluir
  16. Emílio BAAL

    Aquele Roadie Obeso parece muito com o Vocal do Suicidal Tendecies!, kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. EU CONVERSEI 1 MES ANTES DO EVENTO NO RJ COM O PRODUTOR DAQUI E ELE MESMO DISSE QUE OS CARAS QUERIAM 2 VANS E HOTEL 4 ESTRELAS E AGORA ELES DÃO PITI PORQUE TINHA QUE SER HOTEL 5 ESTRELAS?

    ESSAS PORRAS TINHAM QUE FICAR LÁ NO CU DO MUNDO TOCANDO EM PUTEIRO COM CHEIRO DE ENXOFRE.

    EU ACHO BLACK METAL COM NEGO PINTADINHO COISA DE MONGOLOIDE...ESSAS PORRAS SAO O RESTART DO DEMONIO HAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  18. Essas "estrelas" se acham os Beatles do Black Metal! E não estão e nunca estiveram (na minha opinião)com essa bola toda! Neste "bastardo" ano de 2011, bandas como: Marduk, Belphegor,Ragnarok,Horna Tocaram aqui no RJ e não houve nenhum tipo de problema.
    Saí do meu trabalho morto! pra assistir a apresentação dessas bichas! Perdi tempo, grana, e muitas horas de sono.
    Infelizmente o BM de hoje em dia está infestado de estrelinhas como essas.
    Lamentável.

    ResponderExcluir
  19. ACORDEM SEUS PORCOS! TODOS VOCÊS, PÚBLICO E BANDAS, SÓ SOFRERAM ESSA SITUAÇÃO PQ VIVEM NA BOLA DESSES GRINGOS DE MERDA. EVENTO QUE TOCA VULTOS VOCÍFEROS (COM O CALIBRE DE SUAS OBRAS) E OMFALOS (QUE AINDA NÃO OUVI, MAS JA ME RECOMENDARAM)DEVERIAM TER VERGONHA DE SE MISTURAR COM ESSAS PRAGAS MAINSTREAM. PORRA, NÃO É DO SUBMUNDO QUE ESTAMOS FALANDO?!!? O SUBMUNDO TÁ EM CAPA DE REVISTAS? NAS PRATELEIRAS DE LOJAS E SITES POPULARES? VÃO SE FUDER! METAL É VENENO; NÃO LUZ E BRILHO. IDOLATRIA, DROGAS E PERVERSÃO PARA O METAL DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  20. https://www.facebook.com/media/set/?set=a.236245529782598.57899.100001914597806&type=3

    Culpas à parte, algumas fotos do show...

    ResponderExcluir
  21. Aqui em Recife (PE) foi a mesma coisa: o "Sr. Barriga" aí impediu que músicos das bandas de abertura com os seus respectivos instrumentos tivessem acesso ao único camarim da casa de show. Os caras do Dark Funeral ameaçaram não tocar, desciminaram o produtor do evento, acabaram tocando em primeiro. Putos racistas "estrelinhas" de merda! Saíram daqui na base de cusparadas e garrafadas, quase viram a van deles. PO$ER$! Assim também foi com o Morbid Angel (membros antigos) e com o Belphegor (inacessíveis). Porém nunca vimos tanta humildade no Raganrok e no Rotting Christ.Isto nos serve de lição: valorizem as bandas brasileiras. Os gringos estão cagando e andando para nós... Tudo bem que não precisavam distribuir sorrisos ao público brasileiro, mas que pelo menos tocassem e nos RESPEITASSEM!

    ResponderExcluir
  22. CONCORDO COM O COMENTARIO DE EMILIO BAAL.

    ResponderExcluir
  23. O melhor a fazer é não reclamar e sim excluir essa pseudo projeto de banda, eu fui convidado a oferecer proposta para o som backstage e luz o que fiz pulei fora pois já haviam me falado da fama desses favelados europeus. Da proxima vez se não tiverem ter dor de cabeça pulem fora. Xuta que é macumba banda do leste europeu é um lixo nunca nem ouvi falar, prefiro os Ratos de Porão tocam em até 3 em 1 rs rs rs rs rs rs
    Whowwwwww banda Lixo

    ResponderExcluir
  24. Esses black metal restart da porra nem tão cedo vão pisar no brasil. Como nós no RJ falamos: hei dark funeral vai tomar no cú.

    ResponderExcluir
  25. Show em BH foi uma merda som horrivel,mas por parte deles pq o Gama Bomb tocou muito bem .Este vocalista novo do Dark Funeral só sabe berrar é um bosta;adiantaram o show pq queriam assistir machoman na globo cambada de FDP o show acabou 23:30 nunca vi isso em lugar nenhum ;o pior q tem gente baba ovo dos caras.o manifesto da Hecate,fiz questão de espalhar pelos 4 cantos do mundo,mostrar q não somos capacho de ninguem ,nossa cena é muito melhor q a deles.Hail Underground Nacional!!!!

    ResponderExcluir
  26. Sinceramente, não adianta ficar se vangloriando somente porque trouxe o dark funeral para Brasília. Bom, pelo o menos foi isso o que foi dito pela Ingrid e companhia limitada. Que porra de calibre é esse? As bandas daqui deveriam ter sido respeitadas e eu digo mais, deram muita sorte por terem pego o Omfalos em palco, porque se fossem os caras do Vultos ou ain sof aur, cabeças rolariam. O certo seria as bandas de abertura juntarem-se e quebrar tudo, para esses gringos filhos da puta saberem que aqui ninguem paga pau para eles não.
    Essa Ingrid ai que se resolvesse com eles.
    Ela não é super eficiente e auto didata?
    Tenho certeza que saberia resolver tudo!
    Muita sorte essa moça teve e agora fica se mentendo novamente para realizar outros eventos.
    Foi chamada de macaca pois também é brasileira, como todo o público que estava ali, e continua pagando pau para da$k fune$al.
    Francamente... é por isso que esses gringos fedidos deitam e rolam em nosso país.

    ResponderExcluir
  27. A culpa foi do MACONHEIRO, tenho certeza. Usar esse tipo de substãncia ilícita em show de Black Metal é inaceitável, agride toda a moral e os bons costumes cristãos. Uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  28. Que porra foi culpa de maconheiro o que cara?
    Não vai dizer que a maconha também influenciou os organizadores a não darem o devido suporte para as bandas de abertura?

    Pau no cúuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  29. Depois da merda que os cara do Dark Funeral fizeram em Santa Maria/RS, é uma banda a menos no meu som.

    ResponderExcluir
  30. to nem ai se o dark funeral fez ou deixou de fazer, eu gosto deles mesmo assim. ("> )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parada mesmo, o som é bom pra caramba, eles fizeram um show da hora no Wacken Open Air, o novo singer canta muito, porra os caras estão acostumados a andar na Europa e afins, ai chega nessa porra de Brasil quente da porra e dá nisso kkkkkk

      Excluir