quarta-feira, 23 de junho de 2010

Marreco's Fest 2010


O Marreco's Fest vem revolucionando o meio musical em Brasília, mais precisamente o Heavy Metal, desde 2001! A cada ano que passa a qualidade do evento aumenta em todos os aspectos, seja ele na estrutura, som, espaço, bandas, organização, etc. E nessa nona edição estive presente pela terceira vez consecutiva para presenciar o que há de melhor em termos de música pesada no centro oeste! É claro que sempre existirão reclamações em relação ao cast escolhido, pois é impossível agradar a todos. Porém, foram escolhidas bandas dos mais diversos estilos, desde o Hard Rock ao Black Metal. Entre as atrações de 2010 esteviveram Tim "Ripper" Owens (EUA), ex-vocalista do Judas Priest, Rhevange (DF), Seconds of Noise (DF), ARD (DF), Live Wire (DF), Rafael Curi e The Booze Bros (DF), Flammea (DF), Zilla (DF), Fallen Angel (DF), Uganga (MG), Totem (DF), Dark Avenger (DF), Almah (SP), Slug (DF), Heavens Guardian (GO), Mork (DF), Isolate (DF), Coral de Espíritos (DF), Sarcasmo (MG) e o Mystifier (BA). Confesso que o número de bandas esse ano, 20 no total, foi um pouco exagerado, se tornando complicado comparecer desde o início do evento e permanecendo até o final. Ao meu ver, isso prejudica as bandas iniciais e as finais...mas isso é apenas meu ponto de vista. Cheguei por volta de 17 horas e peguei a banda Zilla, que substituiu o Amonicide, já começando seu set list baseado no seu novo lançamento o "Pragmatic Evolution". Gostei bastante desse novo álbum da banda, mas ao vivo o som estava embolado e a presença de palco ficou um pouco comprometida.


O local ainda estava bastante vazio nesse horário, vindo a aumentar o número de presentes um pouco mais tarde. Após o show, pausa pra rever os amigos e tomar uma boa cerveja gelada! Enquanto isso rolava no outro palco a banda Fallen Angel, também do Distrito Federal. Meia hora depois, começa o show da banda do Triângulo Mineiro, o Uganga! Pra mim, um dos destaques do dia, desfilando seu Hardcore transbordando influências dos mais variados estilos, bem interessante! Ao término desse show, fui para a barraca do merchandising e aquiri o CD dos caras por um preço mais do que justo: R$ 10,00 com adesivo e poster! Mais uma pausa para a cerveja e um churrasquinho, ao tempo em que a banda do aniversariante do dia, o próprio Marreco, subia ao palco com sua banda principal, o Totem! Uma apresentação bem divertida e humorada por parte dos músicos e principalmente do vocalista. Por volta das 19:30 hrs, sobe ao palco a lendária e jurassica banda de Brasília, o Dark Avenger! Nesse momento muita gente se aglomerava à frente do palco para ver a volta dos músicos à ativa! Uma boa apresentação mesclando os clássicos lançados há algum tempo, deixou muita gente feliz. Mal havia terminado a apresentação e todos já se espremiam perante o palco ao lado, onde começaria o show mais esperado: Tim Ripper Owens!


Foi de arrepiar ver esse cara cantando! Muita gente torce o nariz pois ele substituiu Rob Halford no Judas Priest e Matt Barlow no Iced Earth, mas não podemos negar a extrema competencia e técnina vocal desse cara! Absurdo o que ele fazia com tanta facilidade! O público foi ao delírio com músicas do Beyond Fear, sua carreira solo e muita coisa de Judas, claro! O que estava sendo perfeito, de repente se torna trágico: acontece o primeiro apagão da noite! Infelizmente houve uma queda de energia total no local, e bem na hora do Ripper...claro que problemas acontecem, mas esse mal iria se repetir várias vezes durante a noite, causando certo desconforto por parte dos organizadores e do público. Felizmente o problema era contornado com certa rapidez, mas o balde de água fria durante os shows era inevitável. Após o show do americano, muita gente foi embora, diminuindo consideravelmente o número de pessoas ali presentes. Em seguida rolou em dois telões o video feito em homenagem aos 50 anos de Brasília, o "Brasília Magical Journey". Esse video já havia sido apresentado no show do Megadeth aqui na cidade e rolava há algum tempo na internet, mas quem não viu teve a oportunidade dessa vez. De volta aos shows, era hora de uma das mais aguardadas bandas representante do Metal Melódico, o Almah! Contando com músicos do Angra, Khallice, Burning In Hell e Astafix, a banda paulista fez uma apresentação impecável! Bastante profissionais e com uma aparelhagem de dar inveja!  Músicos bastante técnicos e com ótima presença de palco! Pra mim, uma das melhores apresentações do evento ao lado de Uganga e do Ripper!


O cansaço já ia batendo, afinal já nos aproximávamos das 22 horas, mas ficamos mais um pouco para ver a próxima atração, o Slug. Essa banda merece reconhecimento por tudo o que ja fez, mas infelizmente o show não apresentou nenhuma novidade, dando uma sensação de mais do mesmo. Uma boa apresentação, sem grandes surpresas. Infelizmente devido ao cansaço e a lei seca, resolvi deixar o evento sem conferir as seis últimas bandas que ainda restavam. Convenhamos, só sendo muito guerreiro pra chegar meio dia e sair às 3 da manhã. Um ponto que acho que deveria ser revisto pela produção do evento. Vale mencionar os pontos altos e baixos do Marreco's 2010. De positivo temos a ótima organização, desde o local, estacionamento, segurança, iluminação, som e palco. Tudo de primeira! Mas os pontos fracos permaneceram, como a comida...as filas são enormes, a comida se resume em poucas opções, além de ser fraca. A camiseta oferecida no kit ficou bem abaixo da qualidade apresentada nos anos anteriores. No mais é isso, devemos parabenizar ao Marreco pela iniciativa louvável de fazer um evento desse porte e esperar pelo Marreco's 2011, comemorando seus 10 anos de existência! Um saldo extremamente positivo para o evento, para a cidade e principalmente para o Heavy Metal!

Texto e fotos por Pedro Humangous.

Nenhum comentário:

Postar um comentário